
Ribeirão Pires recebeu neste sábado (28/6) a abertura da 4ª edição do Festival Oriental, com muita cultura asiática. O evento, já consolidado no calendário oficial, reuniu gastronomia típica, música, oficinas culturais, apresentações de cosplay e exibição do Washi Daiko.
Entre os destaques do sábado, o concurso de cosplay movimentou o público. João Victor Queiroz, de Mauá, participou caracterizado como o personagem Jason, do filme Sexta-Feira 13. “Vestir o cosplay é uma experiência única. É gratificante encarnar um personagem que admiro”, disse.
A área gastronômica ofereceu pratos como sushi, yakisoba, ramen, guioza, taiyaki, okonomiyaki, takoyaki, além de doces típicos, bubble tea e hot dog coreano. Oficinas de origami, taiko, shogi, mangá e língua japonesa completaram a programação cultural.
No espaço cosplay infantil, a pequena Alice, acompanhada da mãe, Ashley Cândido, encantou o público. Vestida de Nezuko, do anime Demon Slayer, participou ao lado da mãe, que foi de Tanjiro.
O Festival Oriental segue neste domingo (29), a partir das 12h, no Paço Municipal (rua Miguel Prisco, 193 – Centro). A entrada é solidária: 1 kg de alimento não perecível ou 1 kg de ração para pets.
Programação – domingo (29/06)
Palco principal
– Durante todo o evento: Exposição de carros japoneses – Yokai Street Club
– 13h: Grupo de dança Satie Dance
– 13h30: Parada Taiko
– 14h: Dança do Leão e Dança do Dragão – Academia Tai Chi / Leão Vivo
– 15h: Concurso de cosplay (acima de 14 anos)
– 16h: Show Blue Comet
– 16h20: Apresentação de K-pop – EMARP
– 16h40: Cantores de karaokê
– 17h: Projeto Sankyu
– 17h30: Kenko Taissô
– 18h: Bon Odori
Oficinas culturais
– 12h: Shogi e Língua Japonesa
– 13h30: Mangá
– 14h30: Shodô (caligrafia japonesa)
– 15h30: Língua Japonesa
– 16h: Origami